Como economizar com Wabi-Sabi: A Arte da Imperfeição.

segunda-feira, outubro 16, 2017



Você já parou e se perguntou o quanto você gasta desnecessariamente? E você já colocou no papel o quanto você gasta com coisas desnecessárias e como melhorar isso? Bom, hoje aqui vou te ensinar uma técnica que deu super certo comigo e aposto que vai dar com você também!

Wabi-Sabi – A Arte da Imperfeição. - O que é?

Já ouviu falar do conceito Wabi Sabi (わびさび)? O Wabi-sabi tem origem no Zen Budismo e está relacionado à imperfeição, um conceito totalmente contrário ao que geralmente buscamos em nossa vida. Na realidade, trata-se de uma filosofia onde aprendemos a ver a beleza mesmo nas coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas. O Wabi Sabi significa aceitar a imperfeição, a assimetria, a irregularidade e a modéstia como atributos de beleza. É conseguir ver a beleza em tudo, até nas coisas mais insignificantes da vida, mesmo que estas estejam repletas de falhas e rachaduras!

Como posso aplicar o Wabi Sabi?

Você pode aplicar o Wabi Sabi na roupa que você não usa mais ou então envés de comprar uma mobília nova por causa que ela está meio desgastada você fica com ela. E o sentido de tudo isso? É que todas nossas coisas tem história. Tudo é belo! Tudo tem uma beleza escondida bem na frente dos nossos olhos e que damos pouco valor.

Uma estética de simplicidade que se revela somente quando desapegamos das modernidades a que estamos envolvidos. Wabi Sabi reside nos detalhes discretos e esquecidos e é preciso ter muita humildade e sensibilidade para capta-lo. 

Exemplo de Wabi Sabi: 



Eu juntei várias imagens para mostrar que é possível ter uma casa com coisas imperfeitas e ainda assim, elas serem bonitas. 

Mas, como economizar com o Wabi Sabi?

Vamos supor que você quebrou seu vaso mas não foi tudo, foi só um pouco. Deixou meio feio e você não quer mais ele, quer comprar outro. Você gastaria em média 50$ ou até mais para comprar um novo vaso desnecessariamente sendo que o que você quebrou ainda dá para usar, ainda há beleza nele.

Outro exemplo é uma peça de roupa que daria facilmente para fazer uma nova saia, ou uma blusinha. Aquela calça jeans que não serve mais em você dá para fazer um shorts. E assim vai indo... Vamos reaproveitando as coisas enxergando beleza nelas e automaticamente vamos economizando!

Resultado de imagem para diy de roupas

Veja mais ideias no meu Pinterest.

Lembrando que Wabi Sabi não é apenas para pessoas que tem estilo, mas sim, uma técnica japonesa usada para reaproveitar as coisas e ou achar o belo nelas. Quando você faz isso automaticamente poupa dinheiro! Já parou para pensar o quanto você economizaria com isso? 

Eai, o que vocês já reutilizaram hoje?

Você Também Vai Gostar

8 comentários

  1. Já tinha ouvido falar dessa técnica e acho maravilhosa. Estou colocando isso em prática principalmente em roupas e faz diferença. Parabéns pelo post e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ela é realmente maravilhosa! Que bom que está colocando em prática, faz muita diferença mesmo. Obrigada, beijão <3

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido do wabi sabi,mais conhecendo agora eu já estava pondo em pratica em relação as roupas que eu não usava mais...
    Amei seu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha quando eu li eu também não sabia que eu estava praticando o próprio hahah que bom que gostou, beijão <3

      Excluir
  3. Ola, primeiramente eu só conhecia wasabi como raiz forte kkk depois descobri que adotei esse conceito sem saber, mas pq estou numa de economizar msm... eu faço tudo isso, roupa entao vou customizando tudo, coisa que quebra eu tento consertar e tem coisa que nao me desfaco pq tenho apego mesmo, as vezes é algo que tem uma história pra mim. Mas de vez em quando faço uma limpa e jogo fora e o que estiver bom eu dou para alguem, qnd minha mãe falar que eu junto tudo, agora vou dizer que é wasabi!! Adorei isso. Obrigada pelo post, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Suzi, sério que é raiz forte? Nossa não sabia! Kkkk Sim cara eu também adotei a técnica sem saber pois é na hora do aperto que surge as melhores formas de economizar né? Ah, eu também faço doações mas quando dá para vender eu coloco no meu brechó ;D

      Excluir
  4. Na hora que eu li pensei que era wasabi kkkk, enfim, gostei muito dessa arte, é um estilo diferente, e muito, muito legal. Eu acho que para usar esse estilo tem que ser estremamente cool, e ter culhões para usar esse estilo, porque apesar de ser incompleto, é forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analu que bom que gostou mas eu acredito que não é preciso ter estilo para usar, e sim, apenas ver as coisas belas que existem em nossa volta! ^^

      Excluir

Facebook

Pop Posts